quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

ATIVIDADE 4.7

“CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO”

O QUE É CURRÍCULO?

Currículo significa carreira (em latim currere). Os alunos perfazem no decorrer de sua vida escolar uma caminhada de aprendizagem, que fazem sentido no que diz respeito a conhecimentos que serão aproveitados ao longo de sua vida, que vem ser o chamado currículo escolar.

O currículo escolar serve para preencher esse percurso feito pelo aluno com uma sequência de conteúdos elaborados dentro de um tempo necessário para a execução dos mesmos.

QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO?

As tecnologias estão ocupando lugar cada vez mais importante em todos os segmentos da vida, seja ela profissional ou pessoal. É lógico que no caso dos currículos escolares as ferramentas tecnológicas não poderiam ficar de fora. Se faz prioridade, nesse momento, que os professores se aproximem destas ferramentas para poder realizar a transição entre a escola tradicional e a do futuro de maneira menos traumática possível.

As tecnologias por si só não devem e nem podem realizar nada, pois não passam disso: ferramentas. Mas acompanhada por um projeto curricular e planejamentos adequados, se tornam excelentes recursos para podermos alcançar a atenção e a compreensão de nossos alunos tão acostumados com a rapidez que os meios tecnológicos, principalmente os digitais trazem para sua vida.

COMO INTEGRAR EFETIVAMENTE AS TECNOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO?

Os profissionais da educação – estudiosos, pesquisadores, políticos e professores – devem primeiramente fazer a apropriação dessa linguagem, principalmente a digital, que está aí e certamente veio para ficar. Não é possível mais um professor querer ou não utilizar os meios tecnológicos em suas aulas. É uma questão de necessidade.

Como vai fazer isso, em que hora deve ser mais apropriada ou não, é uma questão de planejamento, mas o fato é que o professor não vai estar mais trabalhando com algo inacessível, distante dos alunos. Pelo contrário: os alunos têm mais condições e disponibilidade de estar em contato com essas ferramentas. Se o professor não as utilizar, ou se as utilizar de maneira inapropriada, os alunos perceberão.

COMO DESENVOLVER PROJETOS NO ÂMBITO DO CURRÍCULO?

Com o advento do pós-modernismo, após a segunda grande guerra, surgiu no mundo dois novos tipos de consumo: a Informação e o Conhecimento. O que faz alguém ser bem sucedido hoje em dia é o nível de informação e conhecimento que possui. As tecnologias fornecem toda e qualquer tipo de informação, e em grande quantidade. Quanto mais você procura mais você consegue encontrar. Mas a grande questão é: o que fazer com toda essa informação?

A grande sacada é você saber converter todas as informações recebidas em conhecimento. E a escola continua sendo o melhor lugar onde as pessoas aprendem (ou pelo menos deveriam) a fazer essa transformação. Os alunos querem saber, conhecer. As tecnologias estão aí para auxiliar o professor a estabelecer meios para que os alunos possam chegar a esses conhecimentos da melhor maneira possível, com ética e respeito.

Então, para desenvolver qualquer projeto no âmbito do currículo utilizando as tecnologias, primeiramente devemos pensar em como traduzir em conhecimento todas as informações que chegarão até as pessoas envolvidas nesse processo.

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