“PLANEJANDO UMA ATIVIDADE UTILIZANDO MÍDIAS DIGITAIS”
PROFESSOR:
Douglas Urbanek
Douglas Urbanek
DISCIPLINA:
Artes Visuais
Artes Visuais
CONTEÚDO:
Produção de fotografias
Produção de fotografias
Descoberta de elementos estéticos dos retratos nas obras de artes
COMPETÊNCIA E HABILIDADES:
Assimilação das técnicas básicas de fotografia
Desenvolver olhar crítico e observador sobre técnicas estéticas dos grandes pintores da história
PÚBLICO ALVO: 8° ano
RECURSOS UTILIZADOS:
Conceitos sobre as técnicas básicas de fotografia
Biografia e obras dos principais pintores retratistas da história
Sala de Informática: computadores, data-show, software livre para edição das fotografias, cópia da obra de arte escolhida por cada aluno
TEMPO DE EXECUÇÃO: 6 aulas
DESENVOLVIMENTO:
As aulas acontecem em 4 fases:
1ª FASE
1ª FASE
· Na sala de aula, explicar sobre as técnicas básicas de fotografia para os alunos.
· Na sala de informática, apresentar os grandes artistas retratistas da história da arte, juntamente com suas obras. Depois os alunos pesquisaram na internet sobre qual artista chamou mais sua atenção, seja pela técnica ou pelo resultado estético que mais lhe agradou. Nessa pesquisa, deve conhecer suas intenções, sua época, o que lhe motivava, e escolher uma de suas obras para ser reproduzida em cópia (Xerox) para ser utilizada posteriormente.
· Na próxima aula, apresentar todas as obras (retratos) escolhidas pelos alunos no data-show e observar os detalhes técnicos das pinturas, dando ênfase às questões de posicionamento do retratado, a perspectiva, a preocupação com o fundo, a questão da incidência da luz (direta ou indireta, natural ou artificial, etc), a distância do retratado, etc. Depois, relacionar essas informações (descobertas) com as técnicas básicas de fotografia vistas na primeira aula, e suas aplicações, como moda, retrato, paisagem, etc.
2ª FASE
· Nesta aula, cada aluno deverá trazer uma câmera digital ou pelo menos ter duas ou três para realizar as fotos. Os alunos, de porte da cópia reproduzida da obra (retrato) de arte escolhida, deverão se organizar, de modo que um aluno seja o fotógrafo e o outro o fotografado em um momento, e vice e versa em outro. O professor deve estar atento às dicas e auxílios, mas é importante que cada aluno tenha a preocupação em posicionar seu colega de acordo com a posição da obra escolhida. Pode-se tirar várias fotos para escolha da melhor.
3ª FASE
· Nesta aula, na sala de informática, as fotos são descarregadas no computador, e com o auxílio de um software livre ou até mesmo do Power Point, os alunos deverão fazer a montagem de sua foto, inserindo no rodapé ou num canto superior a obra de arte escolhida em tamanho reduzido, para sua visualização e identificação, e para fazer as comparações de postura, posicionamento, etc.
4ª e última FASE
· Na sala de informática, são apresentadas todas as fotografias montadas e prontas. Depois, os alunos apresentados fazem uma avaliação sobre as dificuldades encontradas para posicionar seus colegas de acordo com a obra de arte por ele escolhida ou para ser posicionado de acordo com a sua; assim como a dificuldade de encontrar a distância, sobre a preocupação com a iluminação, e outros detalhes técnicos.
AVALIAÇÃO
Interesse e participação nas aulas
Desenvolvimento das atividades propostas
Grau de compreensão dos elementos estéticos e técnicos, por meio das fotografias executadas e editadas de acordo com as normas estabelecidas pelo professor
veja aqui as fotos de alguns alunos
veja aqui as fotos de alguns alunos
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