“COMPARTILHANDO DESCOBERTAS”
Gosto muito de procurar vídeos e assuntos que tratam do uso da tecnologia na educação. Existe um vídeo que acho muito pertinente, de um especialista nessa área, o professor Ladislau Dowbor, disponível neste endereço http://www.youtube.com/watch?v=szNSCklQnWY&feature=related, onde fala da necessidade do professor, que apesar de todas as dificuldades, do pouco tempo disponível para suas atualizações, da precariedade de se conseguir bons equipamentos, do professor e da escola em serem menos lecionadores e mais articuladores de conhecimento. Assista abaixo o vídeo:
Repassei este vídeo à alguns colegas professores de minha escola, e deixei uma pergunta para que respondessem após assisti-lo:
1)Você está ciente dessa realidade para a sua prática pedagógica?
Como resposta, obtive:
PROFESSOR A:
“Muito bom. Sabia dessa realidade, mas nas atribulações do dia a dia, não havia parado pra pensar em como me organizar para essa mudança que já chegou.”
PROFESSOR B:
“Excelente. O professor Ladislau consegue falar de maneira clara que precisamos fazer algo conosco mesmo – eu como professor e a escola como instituição – em acompanharmos todas essas transformações para o bem de nosso aluno. Muitas vezes vejo alunos apáticos e me pergunto: Onde está o erro da educação não chamar mais a atenção: dos pais? Dos professores? È de um conjunto de fatores, esses entre eles. Mas o mais importante é que o contato rápido que o aluno tem com a TV ou internet, por exemplo, faz com que ele se sinta preso na carteira por 4 aulas. Obrigada.”
PROFESSOR C:
“Muito obrigado pela dica de vídeo. Também estou preocupado sobre esse assunto. E tenho outra dúvida: como ensinar usando as tecnologias se os alunos têm apenas uma hora por semana por disciplina, e cada uma com enfoque e programas diferentes? Me ajude. Quero encontrar essa resposta. Esse vídeo já ajudou a clarear um pouco meus pontos de vista.”
Depois que mandei esse vídeo à esses professores, passaram a dialogar comigo sobre esse assunto, e senti que a mesma angústia que nós sentimos todos eles também sentem.
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