quarta-feira, 21 de outubro de 2009

ATIVIDADE 2.2 – PERCEPÇÕES AO NAVEGAR POR HIPERTEXTO

[eproinfo+2.jpg]
ATIVIDADE 2.2 – Biblioteca

“PERCEPÇÕES AO NAVEGAR POR HIPERTEXTO”

Quando entramos em um site, seja ele qual for, e percebemos que podemos nos relacionar com as diversas possibilidades que ele, ou a Grande Rede nos oferece, é natural que num primeiro momento temos que nos cuidar para não cair na tentação de perdermos o foco de nossa pesquisa com facilidade.

Nesse exercício, o primeiro link que acessei dentro do tema “hipertexto” foi “kiperlink”, que me levou a página sobre “hiperligação”. Comecei a ler sua denominação quando acessei o link “interatividade”, que me arremeteu a pagina que me ofereceu a melhor definição sobre esse exercício, mas principalmente sobre o curso: interatividade como “...uma medida do potencial de habilidade de uma mídia permitir que o usuário exerça influência sobre o conteúdo ou a forma mediada”. Nesse momento, lembre-me do exercício em si (viu como é fácil perder o primeiro foco?) e retornei ao tema “Hipertexto” para completar minha leitura.

Outro ponto que muitas pessoas indagam quando leem na internet é sobre a impaciência que temos para ler textos extensos, e a nossa falha (generalizada, como dizem vários especialistas) em não identificarmos alguns erros nas colocações, nos verbos, na repetição de palavras durante o texto, e outros mais.

O fato é que nada vai substituir o livro físico, de papel na eficácia de uma boa leitura. O que a internet nos oferece é a rapidez e a facilidade de nos deslocarmos em vários lugares, ter acesso a vários arquivos em menos tempo, indispensável nos dias atuais.

É esse um dos principais fatores que nós, educadores, devemos realizar para harmonizar o uso das tecnológicas na educação, permitindo que o aluno possa ter à sua disposição mais essa ferramentas em prol de uma melhor educação e aprendizado.

Nenhum comentário: