quarta-feira, 21 de outubro de 2009

ATIVIDADE 2.1 – CAMINHOS DA NAVEGAÇÃO



ATIVIDADE 2.1 – Biblioteca

“CAMINHOS NAVEGAÇÃO”

Fiz nosso exercício com Johnny, parceiro de faculdade e de TCC na UFMS. Quando o perguntei sobre qual dos sites oferecidos como opção íamos entrar, enquanto aguardava resposta pelo MSN, resolvi entrar no site http://www.valeapena.org.br/kinema/  pois tinha achado interessante. Quando Johnny respondeu... era o mesmo site. Começava aí as coincidências.
Começamos bem nossa navegação. Primeiro entrei no link dos vídeos produzidos no simpósio de Educomunicação, e acessei a entrevista de Martha Juan. Mais uma vez, em sintonia com meu colega, conectamos o mesmo link.
Depois que assisti a sua entrevista, acessei o link chamado “Projeto Pedagógico”, na barra lateral direita do site. Ali constava a descrição das oficinas com as linguagens audiovisuais que o projeto Kinema oferece. Se não for repetitivo, mais uma vez, novamente e de novo, (redundâncias...rsrsrsrs) acessamos o mesmo link.
Mais abaixo, o site oferece vários links para pesquisa dentro das linguagens audiovisuais, dentre os quais o site portacurtas, do qual eu sou membro, e o site curtaagora, que nunca havia entrado. Resolvi conhecê-lo, e o linkei. Aqui, nossos acessos (eu e o Johnny) finalmente se separaram, comigo indo “numa direção” e o Johnny em outra.
Nesse site acessei o link “animação”, e acessei um filminho chamado “A árvore do dinheiro”, por se tratar de um conto do nordeste e feito em estilo cordel, muito interessante para divulgação de nossa cultura popular.
Após assistir ao filme, voltei ao site Kinema, e tentei acessar o link “Galeria Multimídia”, porém não consegui, pois o mesmo não estava disponível. Cliquei então no link “Principal”, e retornei a primeira página do site.
Quanto às indagações propostas, houve poucas diferenças nos caminhos navegados, talvez porque nós fazemos o mesmo curso e estamos realizando nossa TCC na UFMS, portanto, nossos interesses nesse momento são muito parecidos. Quanto à diferença de percepção, conforme conversamos, praticamente não houve, por conta também dos interesses parecidos.
Como trabalhamos com internet já há algum tempo e nosso foco de pesquisa são as tecnologias no ensino, não nos perdemos durante a navegação, pois temos um método que utilizamos em nossas pesquisas cotidianas, sabendo voltar sempre que preciso às páginas pesquisadas primeiro.
Quanto a navegar à deriva é muito bom quando estamos na internet para passar o tempo, se atualizar sobre algum assunto sem a necessidade de registrar nada, de descobrir novos sites, etc. A partir do momento em que precisamos de um resultado, esse tipo de navegação não é muito aconselhável. 

Nenhum comentário: