“COMPARTILHANDO POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS”
As tecnologias da informação e comunicação são muito bem-vindas nesses tempos onde o passado não passa de alguns anos (ou até meses). A facilidade de informações e comunicação que os meios tecnológicos proporcionam as pessoas é algo fantástico. Saber lidar com elas e fazer bom uso é o grande “X” da questão.
As artes, meu campo de trabalho, é muito favorecida com o surgimento e aperfeiçoamento das tecnologias, pois a chamada “arte digital” ganha cada dia mais força e importância dentro do cenário do comércio, entretenimento, jornalismo, enfim, dentro de praticamente todas as áreas.
Podemos consultar obras de todos os artistas que já existiram em qualquer tempo e lugar sem precisar dispor de fortunas para comprar livros – que no caso das artes são caríssimos – e nem precisar ir à um museu às cegas sem antes fazer um passeio virtual e conhecer algumas de suas peças.
Para a pesquisa em artes, os alunos não precisam gastar tempo procurando livros nas bibliotecas onde estão as informações: basta ir até o banco de dados da mesma, indicar o nome, que o programa dá a localização exata do livro que deseja. As pesquisas pela internet facilitou e muito o acesso de qualquer pessoa não somente à umas poucas obras como vemos nos livros, mas a praticamente todas as obras de determinado artista.
Para montar apresentações, podemos inserir figuras, obras, retratos, mapas, pois a internet é um grande celeiro de informações onde podemos encontrar praticamente de tudo.
As tecnologias, pelo menos em minha área de atuação profissional, o ensino de artes, facilitou e com certeza me ajudará a melhorar minhas aulas ainda mais. O único porém disso tudo é saber utilizar toda essa informação como fonte para que vire conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário