quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

ATIVIDADE 3.9






“DESCREVENDO A ATIVIDADE”

Como não tinha mais data na sala de informática com os alunos das turmas de 8° e 9° anos na escola onde leciono, pedi um computador e trabalhei com um aluno do 8° ano o exercício 3.8.
Primeiramente expliquei a ele quais as regras para criar uma animação em Power point, com slides. O aluno ficou motivado ao saber que mesmo utilizando uma ferramenta de apresentação poderia criar uma animação.
Depois de escolher qual o tema de sua animação – barquinho no mar – o aluno quis fazer um desenho de um barco, para depois escanear e utilizar na animação. O problema é que em minha escola, o único escâner faz parte de uma multifuncional, que estava sendo utilizada para rodar as provas finais e as provas de exame. Decidimos então procurar uma imagem de barco na internet, e editá-la, deixando o fundo transparente com o auxílio do software photoshop. Ensinei as coordenadas para que ele recortasse o fundo da imagem escolhida no programa, deixando-a pronta para ser utilizada em sua animação.
Começamos nossa animação escolhendo o tipo de mar – nesse caso escolhemos três escalas de azul para representar profundidade – e o barquinho seria inserido à medida que os slides avançassem.
Trabalhamos assim: uma vez terminado o slide, o copiávamos novamente e selecionando somente o barquinho, avançávamos 2 toques, e assim sucessivamente com todos os slides. Uma vez que o barquinho atravessasse a tela e sumisse, o céu ficaria escuro gradativamente.
Um detalhe que o aluno queria fazer era no texto “FIM” que aparece no fim da animação sumindo aos poucos, foi realizado com os mesmos princípios dos slides anteriores: copiávamos o anterior e selecionando o texto diminuímos 4 pontos.
No final da criação da animação, o aluno ficou motivado a criar outras posteriormente. Apresentamos sua animação para os outros alunos e todos também se mostraram interessados em realizar algo parecido.

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