“CONHECENDO UMA EXPERIÊNCIA”
NOME DO PROGRAMA:
Vamos construir um livro?
AUTOR E CO-AUTOR(ES):
Lívia Raposo Bardy (Universidade Federal de São Carlos); Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.
ÁREAS DO CONHECIMENTO ENVOLVIDAS
Artes Visuais (produção e confecção de um livro) e Lingua Portuguesa (gêneros discursivos.
DESCRIÇÃO, DADOS DA AULA:
É uma aula sobre a confecção de um livro infantil pelos alunos, envolvendo as várias fases, inclusive o uso do laboratório de informática ou sala de vídeo para poder ver o resultado. Depois de assistir a um filme sobre a criação e ilustração de um livro infantil, os alunos em dupla criam e produzem seu próprio livro com ilustração e capa.
RECURSOS UTILIZADOS
Livros infantis, para os alunos perceberem o formato e os seus detalhes, através de perguntas sobre como os alunos pensam que é feito um livro infantil, filme da série “Viagens de Leitura” da TV Escola, papeis sulfite e lápis de cor.
MINHAS PALAVRAS...
A aula está em sintonia com a chamada Interdisciplinaridade, onde há o envolvimento de linguagens de diferentes áreas da educação num mesmo processo. Neste caso, o casamento da língua portuguesa, com a produção de texto, revisão e correção dos erros de português com a disciplina de artes, através das ilustrações para a história e do projeto gráfico para a composição do livro é muito interessante.
Escolhi falar sobre esse plano pelo feliz motivo de uma coincidência. Mesmo não tendo acessado a esta aula antes (muitas vezes temos mil recursos à nossa disposição e não fazemos uso por não pesquisar nos lugares certos), também estou trabalhando com duas turmas de 5°s anos que leciono a confecção de livros infantis. Temos muito em comum o meu plano de aulas com o plano apresentado nesse site, principalmente no que diz respeito às fases que a autora utilizou, parecidas com as minhas.
Como ideia para utilização em sala, ouso dar algumas sugestões que apliquei em minhas aulas e deram certo, como o incentivo de sinônimos para palavras que têm o mesmo significado, assim como a criação de uma storyboard antes do produto final, chamado por mim de “esboço do livro”, e por último, a utilização de ferramentas como um scanner ou multifuncional, para digitalizar as produções dos alunos e a criação de um blog para disponibilizar na grande rede essas produções, possibilitando assim o acesso de todos os alunos e parentes a todas as produções de todos os alunos.
Estou, com os meus alunos, na fase de criação do “desenho limpo”, ou seja, o desenho sem o texto para digitalização e posterior inserção do texto através do computador e por último, a criação do blog para postar as produções. Meu endereço: http://livrinhosinfantis.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário