Ativid. 2.6
EXECUÇÃO DA ATIVIDADE PLANEJADA
Quando comentei com os alunos que iríamos trabalhar com a criação e manutenção de um blog, o primeiro momento foi engraçado, pois não tinham muita confiança que conseguiriam fazer um blog. Muitos já acompanhavam algum blog, de times de futebol, de música, de jogos, ou aqueles para baixar qualquer coisa, mas criar o seu próprio e mantê-lo parecia muito difícil.
Tratei de acalmá-los, dizendo que iria dar todo o suporte técnico necessário para que aprendessem o mínimo sobre os blogs, já que o sucesso ou não depende da persistência, criatividade de postar coisas interessantes e de divulgá-lo para seus amigos. Passei o histórico e os primeiros passos para a criação.
Depois veio o momento da criatividade. Todos tinham que escolher o tema que seu blog teria, qual o assunto predominante, o nome possível, etc. Pedi que desenhassem ou escrevessem as suas ideias, para colocarem em prática na sala de informática posteriormente. Ficaram animados, barulhentos até, sempre com alguns que sobressaíram sobre outros, normalmente os mais tímidos demoraram a “entrar no clima”. Para esses, dei uma atenção especial, auxiliando na confecção de suas ideias. Meu companheiro de curso, o Johnny, que estava me assistindo, me auxiliou nesses momentos.
Na sala de informática, o maior problema encontrado foi quanto ao nome (domínio), pois mesmo pedindo que cada aluno escolhesse três possíveis nomes para seu blog, muitos deles já estavam registrado no blogspot.com. Com isso, muitos alunos perderam algum tempo testando vários nomes até encontrar um disponível. Alguns domínios escolhidos por eles estavam disponíveis, mas como era de difícil assimilação ou de lembrar, pedi que escolhesse outro mais simples e mais fácil.
Johnny ficou impressionado com o tumulto organizado dos alunos na sala de informática durante esse processo de criação. Não ficavam quietos, mas não faziam algazarra, todo o barulho era justificado dentro de um planejamento e já era esperado. Quanto ao domínio das ferramentas de informática, os alunos já estão acostumados com computadores, mas encontram relativas dificuldades em criar coisas. Estão mais acostumados com o comportamento passivo de olhar e navegar pela internet. Outro problema que foi resolvido com a ajuda de Johnny, foi com os alunos que nunca haviam criado e-mail, gastando mais tempo para criar seus blogs.
Todo o processo foi feito com o auxilio do data-show na sala de informática, e o provedor de blog escolhido foi o BLOGGER (blogspot.com). Eu explicava todos os passos no data show e os alunos iam fazendo em suas máquinas, com o Johnny acompanhando e auxiliando conforme necessário.
Quando todos já haviam terminados seus blogs, veio o momento do desafio: o que postar. Por mais que a escolha prévia dos assuntos facilitasse neste momento, uma coisa é pensar e outra é colocar na prática. Muitos alunos andavam pela sala olhando o blog dos outros para ver se “tinham ideias”, e em outros simplesmente deu um “branco”, não conseguiam pensar em nada. Mas aos poucos foram postando uma coisa e outra, e logo estavam à vontade.
Me senti recompensado pela felicidade estampada nos rostos dos alunos e na satisfação de verem o resultado. Pena que por serem humildes, num bairro de periferia e pobre, muitos não tem acesso constante à computadores e internet. Muitos desses blogs ficaram nestes primeiros momentos, mas o mais importante foi a contribuição que dei para que os alunos percebam que a tecnologia está aí, e que se cada se esforçar conseguirá criar e manter um local onde poderá registrar seus pensamentos e criações, e quem sabe um dia poderão se orgulhar desse momento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário