quarta-feira, 21 de outubro de 2009

ATIVIDADE 2.5 - “PLANEJAMENTO E ATIVIDADES COM HIPERTEXTO”

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ATIVIDADE 2.5 – Biblioteca

“PLANEJAMENTO E ATIVIDADES COM HIPERTEXTO”

Para essa atividade, novamente vou realizá-la com o cursista Johnny, pelo fato de cursarmos a mesma faculdade e estarmos fazendo o TCC juntos, o que facilita nossa comunicação e interação.
Para trabalharmos nesse exercício, vamos realizar uma atividade com meus alunos de 8° e 9° anos da EM Valdete Rosa da Silva, onde eles deverão criar um blog e alimentá-lo com postagens, vídeos, fotos, enfim, como desejarem.

EIXO TEMÁTICO:
Artes, Informática, Lingua Portuguesa,

NOÇÕES E CONCEITOS:
História, pesquisa e criação de um blog

HABILIDADES:
- Aquisição de conhecimento histórico sobre ferramentas das novas tecnologias
- Aprimoramento do domínio dos computadores para novas finalidades que não sejam pesquisas ou passatempo
- Criação de textos com normas da língua portuguesa para postagens

SITUAÇÃO DIDÁTICA
Para os blogs serem criados pelos alunos, seguiremos as seguintes etapas de planejamento:

TEORIA
1- Na sala de aula os alunos receberão um histórico sobre blog: quando surgiu, por quê, e como funciona.
2- Na etapa seguinte, ainda em sala de aula, os alunos deverão listar suas preferências. Entre elas, o professor os auxilia a escolher um perfil para o blog que deverão criar.
3- A próxima etapa, e a última em sala de aula antes da criação do blog, é a escolha de possíveis nomes para seu blog, lembrando sempre que, por ser de fácil de criação, existem inúmeros blogs com os mais variados nomes. A necessidade de se criar um nome que ainda não foi utilizado, com um sentido para o perfil do blog e a facilidade de ser lembrado (motivo pelo qual alguns blogs têm mais ou menos acesso) são muito importantes.

SALA DE INFORMÁTICA
4- A primeira atitude do professor é levantar com antecedência quais os alunos que já possuem e-mail que acesse alguma conta do Google (gmail, Orkut, etc). Os alunos que não possuem esses tipos de e-mail ou nenhum, deverão criá-los no endereço www.gmail.com, de maneira grátis.
5- Uma vez todos os alunos possuindo seus e-mail de conta Google, abre-se o site www.blogger.com, e peça para efetuarem o login com seus e-mails. A partir daí, o professor direciona, se possível com o auxílio de um data show, o passo a passo para a criação de um blog.
- Eventualmente, os nomes dos blogs escolhidos pelos alunos em sala de aula podem estar sendo utilizados por outros usuários. Por isso a necessidade de cada aluno escolher com antecedência várias opções para seu blog. Quando um nome não estiver livre, ele tenta outro, sem perder tempo pensando ali, na hora.
6- Após os alunos terem realizados todas as etapas para a criação do blog, o endereço será o seguinte: //(seu_nome).blogspot.com. E os alunos já estão aptos para a próxima etapa: as postagem e manutenção do blog.
7- O professor (se possível, com o data show) explica todos os detalhes das configurações, como editar e as postagens de texto, imagem, vídeo e som.
8- Lembrar aos alunos que esse blog faz parte num primeiro momento de um projeto pedagógico, portanto, devem ter o cuidado de alimentá-lo com material de qualidade.

RECURSOS
- cópia do histórico do surgimento do blog.
- data show
- computadores para os alunos (sala de informática)
- acesso à internet

AVALIAÇÃO
- Interesse e participação na sala de aula
- Interesse e participação na sala de informática
- Criação das etapas na criação do blog
- Blog do aluno com algumas postagens

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